quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Dinâmica Análise de discurso

Definindo discurso como a apropriação da linguagem e linguagem como a comunicação que está presente em nosso cotidiano. A análise de discurso é a técnica que consiste em desmontar para perceber como foi montado.
A conversasão deve ser clara pelos interlocutores para que a informação seja compreensível para todos.
Para construir uma análise de discurso é preciso levar em consideração a localidade e o grupo em si. Então o que precisa ficar bem claro é que não podem ser usadas gírias utilizadas em grupos específicos, como o de surfistas, por exemplo.
Para entender melhor o assunto o grupo montou um teatro com uma sala de aula onde a professora esclarecia tudo sobre análise de discurso. A professora questionava o grupo os alunos para saber se compreenderam ou não o assunto. Entre os estudantes estavam um surfista, uma patricinha e um estudioso. O surfista e a patricinha responderam com gírias as perguntas feitas, já o estudioso definiu corretamente o assunto alertando aos colegas que estavam errados e que a forma correta para a análise de discurso é utilizar a compreensão de todos os lados, não adianta conversar com palavras que um grupo específico usa e sim com uma linguagem conhecida e entendida por todos, como é o caso do colégio, o discurso entre alunos e professores é preciso ser claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário