sexta-feira, 13 de novembro de 2009

PESQUISA DE OPINIÃO SOBRE A OKTOBERFEST 2009


 

A maior festa alemã das Américas. Muito chopp e alegria. Programação, desfiles, escolha da rainha, público esperado, culinária, atrações, festa da cultura germânica. Tudo isso foi veiculado pela mídia sobre a 26 Oktoberfest, segundo os moradores de Blumenau e os turistas que vieram prestigiar a festa.


O que leva essas pessoas a Oktoberfest? Os motivos são diversos: prestigiar a cultura germânica, dançar, se divertir, conhecer novas pessoas, beber muito chopp, a alegria, os amigos e os mais velhos optam também pela culinária. Ainda há os que estão em busca de um companheiro (a).

E como nem tudo agrada a todos, há as reclamações. Estas passam pelo preço abusivo dos estacionamentos e a baixa quantidade; bilheterias lotadas e falta de restaurantes com horário mais amplo para quem não gosta de comida alemã. Algumas reclamações se destacam como a que diz respeito do monopólio da comunicação e da cerveja. Outra ainda contesta a propaganda feita sobre a festa, onde dizem que é da cultura germânica. Para a estudante e moradora de Blumenau Camila Iara Marcos a festa é boa, mas a propaganda de festa cultural é falsa.

Alguns moradores reclamam do transito que fica caótico na época da festa de outubro e outros da depredação nos patrimônios públicos. Uma questão a ser repensada.

Confira o que uma moradora de Blumenau, Ana Paula Becker, 24 anos, respondeu quando perguntada o que a Oktober deixa de bom para ela:

“Para a área do turismo da cidade é muito bom, movimentação do comércio e giro do dinheiro. Para mim é negativa na questão da desordem, lixo que fica depois da festa, turistas que destroem o patrimônio e esta perdendo o foco da família.”




Outra blumenauense Eloir R. da Silva, 37 anos, também tem sua opinião sobre os resultados da festa: O que traz de ruim são os vândalos que destroem a cidade, principalmente os canteiros. O transito fica um caos e a cidade suja.




Entretanto a Oktoberfest deixa muita coisa boa para todos: renovação, novos contatos profissionais, mais venda nos comércios, novos amigos, alegria, diversão e descontração.

Para a residente de Blumenau Sonia M. J. Beckhousen, 47 anos, que gosta de assistir e participar dos desfiles disse que a cidade consegue levar alegria para os munícipes e visitantes de todos os lugares e é isso que a festa deixa de bom para ela.




O que se percebe em quase todos entrevistados é a alegria. Esta no sorriso das pessoas e presente em boa parte das respostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário