terça-feira, 17 de novembro de 2009

Pesquisa Oktoberfest

A maior festa alemã das Américas reúne anualmente milhares de foliões do Brasil inteiro. Na última edição, passaram pelos pavilhões da Vila Germânica 731.934 pessoas, o consumo de chope, precioso líquido que é o combustível da alegria dos festeiros, chegou a marca de impressionantes 450.814 litros.

Os visitantes e os moradores blumenauenses vão para a Oktoberfest buscando alegria, música e muita diversão.

Mas existe algo que incomoda os oktoberfesteiros que eles gostariam que fosse mudado? O que os turistas levam desta festa quando voltam para as suas cidades? O que não deve ser mudado de jeito nenhum?

Para conhecer melhor o público, seus elogios e reclamações, uma pesquisa em foco foi aplicada com 10 turistas e 10 moradores da cidade.

Os resultados nos levam a conhecer a visão diferente que os turistas e os moradores da cidade têm sobre a festa. Detectamos, por exemplo, que a maior mudança percebida por todos foi a inserção da música eletrônica, até aí tudo bem, mas o que mais chama a atenção é a divergência quanto a este assunto. Alguns adoraram a idéia, outros odiaram. Entre os que mais gostaram estão os jovens, visitantes ou não, que viram mais uma opção para se divertir. Já a maior parte dos que não gostaram da idéia defendem que a festa é para manter a tradição, portanto, música eletrônica não deveria ter espaço ali.

Aliás, falando em tradição, esta não parece ser a visão que os turistas têm da festa. Quando perguntados, 30% dos turistas responderam que não aprenderam nada de tradição alemã através da festa e outros 23% disseram que o mais aprenderam de tradição diz respeito somente a gastronomia.

Um dos pontos que desagradou visitantes e turistas foi a demora nas bilheterias. No entanto, o balanço total é mais positivo: quando perguntados sobre o que a festa significa, a maioria dos entrevistados, 50% dos turistas e 46% dos moradores responderam: alegria e diversão.

(Clique nas imagens para visualizar os gráficos. Eles abrirão em uma nova janela)


Pesquisa Turistas:




















Pesquisa Blumenauenses:

Nenhum comentário:

Postar um comentário