quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Pesquisa na Oktoberfest


A Oktoberfest é a maior festa alemã das Américas, anualmente milhar de pessoas vem para Blumenau para os mais de 15 dias de festa. No ano de 2009 passaram pela Vila Germânica 731.934 pessoas, e foram consumidos mais de 450 mil litros de chope.

Não somente os turistas participam da festa, grande parte da população blumenauense vem pelo menos um dia da semana para interagir dentro dos setores da Vila.

Mas a festa agrada a todos? Existe algo que os foliões de outubro gostariam de mudar? O que mais chama a atenção dos turistas e o que fazem eles voltarem?

Para conhecer melhor o público, seus elogios e reclamações, uma pesquisa em foco foi aplicada com 10 turistas e 10 moradores da cidade.

Com o resultado podemos conhecer um pouco mais da visão entre os turistas e os foliões locais. Conhecemos as diferenças de gostos e empatias pela festa. Descobrimos, por exemplo, que a maior mudança percebida por todos foi a inserção da música eletrônica, mas a divergência foi grande. Muitos gostaram da mudança, tantos outros odiaram. Um detalhe precioso dentro daqueles que mais gostaram foi a faixa de idade, os mais jovens foram os que mais gostaram, dentre os argumentos usados para apoiar a mudança foi que a musica eletrônica é mais dançante. Entre os moradores locais, e pessoas mais velhas, a mudança não agradou, para eles a festa deve manter a tradição alemã, e apenas isso.

Entre os turistas entrevistados, a tradição mais percebida foi a gastronomia, para a grande maioria dos turistas as comidas típicas é as que mais chamam a atenção deles. A variedade de sabores e preços agradam não somente a turistas como a moradores.


Um ponto comum entre os moradores e turistas é quanto a entrada, desde a compra dos ingressos até a passagem pelo acesso a festa foi considerada o ponto fraco da festa. O número baixo de guichês para a compra dos ingressos, e os poucos portões de acesso deixaram os foliões, turistas e locais, transtornados.

Porém mesmo com alguns empecilhos a festa ainda é sinônimo de diversão e alegria para todos os festeiros.