terça-feira, 29 de setembro de 2009

Análise de conteúdo: caso Coca-Cola



Análise de Conteúdo

É um conjunto de técnicas de análise das comunicações visando obter, por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção (variáveis inferidas) destas mensagens. Tem como objeto de estudo a linguagem. Em razão disto, foi muito usada em estudos de mensagem escrita, num primeiro estágio.
Posteriormente, foi empregada na análise de comunicações não verbais, a Semiologia. Finalmente, abrangeu trabalhos de índole lingüística. A análise de conteúdo se constitui num conjunto de instrumentos metodológicos que asseguram a objetividade, sistematização e influência aplicadas aos discursos diversos. É atualmente utilizada para estudar e analisar material qualitativo, buscando-se melhor compreensão de uma comunicação ou discurso, aprofundar suas características gramaticais às ideológicas e outras, além de extrair os aspectos mais relevantes

As fases que fazem parte da análise de conteúdo são três:
· A pré-análise;
· A exploração do material;
· O tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação.

Os principais aspectos da estratégia metodológica da análise de conteúdo:
· Os objetivos específicos devem nortear a análise;
· Utiliza a leitura analítica como instrumento para a realização da análise;
· Primeiramente é realizada a chamada pré-análise:
· Análise textual e temática;
· Análise propriamente dita.
· Categorização (a priori ou a posteriori) dos elementos para a análise;
· Tratamento das informações.

Analise de Conteúdo - Técnicas:
• Análise Categorial: Desmembramento do texto em unidades, em categorias;
• Análise de avaliação: medir as atitudes do locutor quanto aos objetivos que ele fala;
• Análise de enunciação: considera a produção da palavra como um processo.
• Análise da expressão: considera traços pessoais, o estado do locutor e suas reações. É utilizada para investigação da autenticidade de um documento.
• Análise de contingência: denominada de análise associativa, considera o que um conjunto de assunto constroem, podendo ser, uma determinada mensagem, gênero.
• Análise estrutural: parte do pressuposto de que todo o texto é uma realidade estruturada.
• Análise do discurso: Procura estabelecer ligação entre as condições de produção do discurso e sua estrutura.



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