quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Análise de Conteúdo - Paródia

Bem, em resumo, o que é uma análise de conteúdo?

Reunindo a opinião de diversos autores destacamos que análise de conteúdo é:


Fabi: Um conjunto de técnicas de análise das comunicações visando obter, por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção (variáveis inferidas) destas mensagens.

Gracy:“A análise de conteúdo se constitui num conjunto de instrumentos metodológicos que asseguram a objetividade, sistematização e influência aplicadas aos discursos diversos”.

Joice: “É atualmente utilizada para estudar e analisar material qualitativo, buscando-se melhor compreensão de uma comunicação ou discurso, aprofundar suas características gramaticais às ideológicas e outras, além de extrair os aspectos mais relevantes”.

A análise de conteúdo visa:

Juliano: “Analisar as características de uma mensagem através da comparação destas mensagens para receptores distintos, ou em situações diferentes com os mesmos receptores”.

Karin:“Analisar o contexto ou o significado de conceitos sociológicos e outros nas mensagens, bem como caracterizar a influência social das mesmas. Além de analisar as condições que induziram ou produziram a mensagem”.

Talita: O método das entrevistas está sempre relacionado com um método de análise de conteúdo. Os métodos de entrevista são na verdade, uma aplicação dos processos fundamentais de comunicação que quando são corretamente utilizados permitem ao investigador retirar das suas entrevistas elementos de reflexão muito ricos.


O conteúdo você suportoooô

Foi num trabalho, onde o tema era livre
E na escola, entrevistei os vovô
È fim da noite, hora de descrever
Aquele tema que a gente abordou
Senti na pele, aquela alergia
Quando peguei o conteúdo em mão
A noite inteira organizando tudo
Com clareza, na informação.
Quase no fim do texto.
O conteúdo, então, se rendeu...
Na minha monografia,
O método era os dados e eu
Eu estudava, a aplicação?
E relembrava, a investigação?
Se utilizar vocêUm dado a mais não faz mal

Nenhum comentário:

Postar um comentário