quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Grupo Focal

Os acadêmicos Fabiane Moraes, Graciely Guesser, Joice Daiana Leite, Juliano Cerutti, Karin Bendheim e Talita Catie de Medeiros montaram um teatro sobre Grupo Focal.

Segue abaixo o diálogo:

JOICE- Olá, no curso de formação de hoje vamos discutir sobre “Grupo Focal”. Em específico o assunto “como planejar um roteiro de entrevista”. Vocês podem ficar a vontade para fazer qualquer pergunta. E algo muito importante para o inicio do roteiro de entrevista é saber qual o objetivo da entrevista.

TALITA- Depois que tenho o objetivo da minha entrevista, como elaboro minhas questões?

JOICE- As questões não podem ser longas e complexas. Devem ser fácies de compreender oralmente.

FABI -Qual outro cuidado que devemos ter na hora de elaborar o roteiro?

JOICE- Evitar questões que requerem respostas de uma ou duas palavras.

GRACI- E quantas questões podem ter meu roteiro?

JOICE- Até 12 questões.

JU- Qual é a ordem dessas questões?

JOICE- As questões devem estar das mais gerais para as mais específicas e de acordo com a importância relativa à agenda da pesquisa.

KAREN - Então deve-se ter uma flexibilidade na ordem das perguntas?

JOICE – Sim, não só na ordem mas também para introduzir novos temas e isso vai de acordo com a fala dos participantes.

TALITA- Agora sim, posso começar o roteiro da minha entrevista.

JOICE- Então até o próximo curso de formação. Bom roteiro para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário