quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Entrevista em Profundidade

Entrevista em profundidade é um método de pesquisa para obter informações sobre qualquer assunto. Para este tipo de pesquisa é necessário que o entrevistador esteja preparado e informado acerca do assunto que vai abordar. A técnica consiste em conversar com as pessoas com perguntas pré-definidas que tem como objetivo analisar o assunto de forma profunda diante do ponto de vista dos entrevistados.
Um ponto positivo desta modalidade de pesquisa é a flexibilidade. Ela pode ser do tipo aberta ou semi-aberta, no primeiro tipo não há uma sequência determinada de questões. Já o segundo tipo, o pesquisador segue um roteiro pré-definido. Este roteiro pode não ser muito extenso, porém, as questões abrem espaço para serem discutidas em profundidade.
Ao final da entrevista em profundidade é preciso elaborar uma conclusão diante da análise do discurso dos entrevistados, que é expressa através de um texto, embasado em fundamentação teórica. Nem que seja para contestar uma teoria já existente que não se comprovou ao fim do trabalho.
Vale lembrar que esta técnica não permite criar dados estatísticos.

Para a entrevista em profundidade podemos observar três tipos de entrevistador: Fraco, Forte e Neutro.
Este foi o assunto abordado na apresentação que nosso grupo fez acerca do tema do seminário apresentado anteriormente. A apresentação consistiu em uma encenação demonstrando cada tipo de entrevistador e a eficácia conseguida com sua postura nas entrevistas. O tema que utilizamos nas entrevistas foi a situação do Loteamento Santa Rita, que foi considera do como área vermelha (área de risco) e seus moradores estão sendo orientados a deixar o local.
O tipo ideal para a entrevista ter confiabilidade é o entrevistador neutro. Onde, a postura adotada é de impessoalidade e equilíbrio, sendo assim, ele não interfere na resposta e opinião do entrevistado, permitindo um resultado verdadeiro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário