terça-feira, 8 de setembro de 2009

Grupo Focal - Focus Group

O grupo focal como ferramenta de pesquisa qualitativa ajuda a identificar tendências, o foco, desvenda problemas, busca a agenda oculta dos problemas (Maria Eugênia Costa)

GRUPO FOCAL – HISTÓRICO
Sua origem é atribuída às ciências sociais, em 1941, por meio de Paul Lazarfeld e Robert Merton (Merton é considerado o pai do Grupo Focal).
Dentro da ciência social, foi Robert Merton quem publicou o primeiro trabalho utilizando o Focus Group.

GRUPO FOCAL – VANTAGENS
As vantagens que o grupo focal apresenta está relacionada a participação e interação do grupo que enriquece as respostas.
O grupo focal é altamente recomendável quando se quer ouvir as pessoas, explorar temas de interesse, e aprofundar o conhecimento de um tema.

GRUPO FOCAL – DESVANTAGENS
Em alguma situação o grupo pode-se deixar influenciar por algum comportamento mais exuberante, ou não, de um indivíduo.
Os grupos focais não atendem as necessidades de dados estatísticos.

GRUPO FOCAL – ROTEIRO
Para a elaboração de um roteiro, primeiro tem que ser identificado o objetivo da entrevista, o foco da dinâmica da pesquisa. Que servirá para enriquecer e complementar tendências de consumo de um certo produto.
Evitar perguntas longas e complexas que estimulem aos entrevistados responderem com apenas um SIM ou NÃO.
Roteiro serve como um guia.

GRUPO FOCAL – ENTREVISTA
• As entrevistas são constituídas por: moderador/facilitador; documentador; observador .
• São entrevistados no máximo 12 pessoas.
• Em geral são 12 questões.

Grupos homogêneos (características comuns): podem passar mais rapidamente por várias questões.
Grupos heterogêneos (diversidade de características): podem trabalhar mais, sobre um número menor de questões.

MODERADOR
O moderador é aquele que conduz a reunião e atua como facilitador da conversa não induzindo ás respostas aos participantes.

DOCUMENTADOR
É aquele que anota tudo o que observa. A sua função é facilitar a análise de dados para o preenchimento da planilha.

EXEMPLO
Alguém viu Narusdin procurando alguma coisa no chão. “O que é que você perdeu, Mullá”?, perguntou-lhe. “minha chave”, respondeu o Mullá.
Então os dois se ajoelharam para procurá-la. Um pouco depois o sujeito perguntou: “Onde foi exatamente que você perdeu a chave?” “Na minha casa.”
“Então por que estais procurando por aqui?”
“Por que aqui tem mais luz” (Histórias de Nasrudin)

EXEMPLOS:

Ana Cleide: lançamento de uma campanha publicitária, de um determinado produto, a pesquisa de grupo focal se encaixa melhor pois abrange mais qualidade nas respostas e saberemos se a campanha está bem elaborada, ou se precisa ser modificado algo.

Leila: um produto x para crianças, o grupo focal teria mais eficiência, pois as crianças expressariam melhor a sua opinião em conjunto com outras crianças na experimentação do novo produto.

Alessandra: produtos femininos que dependem da linguagem corporal das entrevistadas.

Reginaldo: plano de saúde para advogados, reunindo profissionais da área realizaria a pesquisa do grupo focal e como as perguntas conheceria os concorrentes e aperfeiçoaria o serviço oferecido.

Christiane: na área de educação, saber se alunos de um determinado curso se agradaram com o ensino, o grupo focal detectaria em todos aspectos os resultados, pois com esta pesquisa é possível instigar e abranger todas as respostas possíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário