quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Entrevista em profundidade

Este tipo de entrevista é utilizada em diversos setores produtivos, como produção jornalística, artística, publicitária e produção industrial.
É uma entrevista QUALITATIVA, que visa aprofundar-se em determinado tema com a finalidade de explorar o assunto do ponto de vista do entrevistado.
A entrevista em profundidade ocorre de forma direta, com perguntas que podem variar dependendo do entrevistado, e os entrevistados responderão as perguntas de forma pessoal da forma que acharem mais adequado, esse é o objetivo da entrevista em profundidade.
As entrevistas em profundidade visão o encontro pessoal entre entrevistador e entrevistado, claro que se não puder ocorrer o encontro a entrevista pode ocorrer por outros meios.
Para que a pesquisa em profundidade tenha validade e confiabilidade é necessário que haja uma boa seleção para que as respostas sejam confiáveis, uso de procedimentos que garantem a obtenção de respostas confiáveis, e uma boa descrição dos resultados .
Os informantes dessas pesquisas vão de especialistas, informantes-chaves, informante padrão, informante complementar e os informantes extremistas.
Os entrevistadores são de extrema importância na pesquisa, o ideal é que sejam neutros, nem fracos que não consigam, nem tendenciosos que assim manipulariam a pesquisa.
A pesquisa deve ocorrer em um tempo por volta de 30minutos, com o espaço para o entrevistado dar a sua visão da entrevista e abertura para comentar algo que não foi comentado.
Na hora de transpor as informações deve-se pesar a consistência das afirmações assim como a contextualização das respostas. A riqueza das respostas é o objetivo da pesquisa em profundidade, cada respondente apresenta a sua visão. Ao final pode-se mostrar o resultado ao entrevistado, esse é o espaço para alguma correção se assim achar necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário