terça-feira, 8 de setembro de 2009

Seminário grupo focal: Locadora de Pen Drive

Aula de hoje: tivemos um seminário que abrangia o seguinte tema “Grupo Focal”. Grupo focal seria uma espécie de pesquisa de opinião qualitativa, visando às opiniões de um grupo amostral. Durante essa pesquisa pode ser identificados os seguintes itens: aceitação do serviço ou produto, freqüência utilitária, imagem que o produto tem diante dessa amostra, impacto em nível de evolução tecnológica, etc.

Depois da apresentação do grupo, fizemos um exercício apontando um produto ou serviço para aplicar o fundamento da pesquisa apresentada em sala. Chegamos então ao seguinte exemplo ( de como seria a aplicação desse tipo de pesquisa para um cliente específico ):

“Cliente: Fabricante e Locadora de filmes em Pen Drive
Objetivo: Identificar a aceitação de um novo produto no mercado, locação de filmes em Pen Drive, se o mesmo é bem visto pelos entrevistados, se eles locariam filmes nesse novo formato e o que eles buscam se falando de qualidade de som e imagem.

Amostra: Serão escolhidas pessoas que locam filmes em DVD com bastante freqüência, a busca por esse perfil de entrevistado e o contato com os mesmo se dará por meio de uma indicação das vídeos locadoras da região de Blumenau. Visando que esse é o mesmo público alvo do nosso cliente pessoas que locam filmes com freqüência, das classes A e B. A nossa amostra de pesquisa será dividida em três grupos, pessoas entre 15 a 17 anos, 25 a 27 anos e 35 a 37 anos, de ambos os sexos.

Questionário (as perguntas descritas nesse questionário são apenas perguntas relacionadas ao foco do problema (estruturadas) não delimitamos perguntas (desestruturadas) para esse cliente.

1- Vocês prezam por qualidade de imagem em DVD?

2-O que você acha do atual formato do DVD (esteticamente)?

3-O que você acharia se o filme viesse em um formato que não fosse o DVD, com mais qualidade de som e imagem?

4-Vocês utilizam o Pen Drive?

5-Qual seria a sua opinião se o filme viesse em um Pen Drive?”














Nenhum comentário:

Postar um comentário