quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Grupo Focal em análise

Grupo Focal é um tipo de pesquisa qualitativa que tem como objetivo perceber os aspectos valorativos e normativos que são referência de um grupo em particular. É na verdade uma entrevista coletiva que busca identificar tendências. A maior busca é a de compreender e não inferir nem generalizar. Ela busca obter tipos específicos de informação a partir de depoimentos de um grupo de indivíduos claramente definidos, que devem de ter nível socioeconômico e acadêmico semelhante, para evitar inibições e constrangimento.
A preparação começa pela elaboração de um roteiro de entrevista e o primeiro item deve ser o objetivo da entrevista, o foco da dinâmica da pesquisa. Como um dos objetivos de um grupo focal é estimular a discussão dentro do grupo, questões que provocam respostas do tipo sim ou não ou respostas com uma ou duas palavras devem ser evitadas. O roteiro funciona como um prompter para que o moderador se guie durante a entrevista. Os observadores devem ter uma cópia e o roteiro deve estar contido em uma ou duas páginas. O roteiro não deve funcionar como uma camisa-de-força, há ocasiões em que os participantes respondem com uma pergunta, duas ou três questões programadas para mais adiante, ou algumas respostas podem suscitar perguntas de desdobramento, e cabe ao moderador flexibilizar o roteiro para atender ao movimento do grupo. Deve-se ter flexibilidade para mudar a ordem das perguntas/temas propostos no roteiro e mesmo para introduzir novos temas, de acordo com a fala dos participantes. O moderador deverá estar sempre atento a elas, no sentido de aproveitar as “deixas” dos próprios participantes para mudar de assunto.
Um bom moderador é aquele que não induz as respostas aos participantes e consegue fazer com que um maior número possível de participantes participe ativamente da conversa e interaja com os outros membros. As competências recomendáveis do moderador/facilitador são: conhecimento geral do tema que vai ser o alvo da pesquisa, noção dos principais conceitos e clareza dos objetivos, habilidade de integrar os participantes, de interromper com delicadeza e objetividade os que estão monopolizando a entrevista coletiva , além de se não manifestar sua posição, aprovando ou reprovando alguma fala, ele deve-se manter num nível de envolvimento controlado, capacidade de assegurar que todos participem, flexibilidade e atenção para redirecionar o tema. Usar algumas estratégias em momentos especificos, como por exemplo, quando perceber que alguém do grupo não concorda com a opinião manifestada, introduzir: “vamos ouvir se alguém tem opinião similar ou diferente”, ou se a opinião dada não ficou clara, repetir o que foi dito: “ você esta dizendo que..” ou “ você poderia falar mais um pouco sobre isso?”
O moderador deve também estimular os participantes a interagir, ouvir aberta e profundamente, usar bem o silêncio, manter-se completamente não autoritário e sem fazer juízo. Além disso, o moderador deve ficar atento ao movimento de conformidade dentro do grupo, em que o participante procura dar a resposta socialmente aceitável ou aquela que pensa que é correta, como se houvesse uma avaliação envolvida.
Analisada e percebida a importância do moderador, resolvemos fazer um teatro que mostrou a importância desses fatores. No teatro tínhamos um moderador que estava totalmente perdido porque não tinha um roteiro para se basear, falta de conhecimento do assunto não interagia com o grupo e além de tudo induzia os participantes a darem as respostas que ele queria. Mostro ainda a importância de você saber identificar e dar espaço para uma pessoa que tem opinião diferente das outras pode fala.

Exercício:

Montamos um modelo de grupo focal onde o moderador não estava preparado para conduzir o grupo e estava totalmente perdido. Por sua vez o grupo não correspondia a área de discussão e portanto não cumpriu com o objetivo. Ao final os alunos da sala interagiram mostrando que a forma conduzida não respondia a compreensão do grupo.

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