quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Análise Entrevista em Profundidade

O Seminário desta quinta-feira, 10, abordou o assunto: “Entrevista em profundidade”. O tema apresentado pela equipe composta por Graciely, Fabiane, Juliano, Talita e Joice, tratou de uma técnica qualitativa que visa explorar um assunto a partir da procura por informações, percepções e experiências dos informantes para analisá-las e apresentá-las de forma estruturada. Desta forma as perguntas permitem a profunda exploração dos assuntos abordados e também pode identificar as maneiras de se perceber e descrever os fenômenos. Na pesquisa qualitativa identificamos que é possível emergir conteúdos latentes que muitas vezes comprovam que os entrevistados não fazem o que dizem ou não dizem o que fazem.
De acordo com o grupo existem três tipos de entrevista: o fraco(em que o entrevistador é receptor passivo das informações oferecidas pela fonte). O forte onde o entrevistado é propenso a dar informações falsas ou questionáveis e o neutro onde há um equilíbrio entre entrevistador e entrevistado, sem uma interferência ou indução.
De acordo com publicações de Regina Borowski Tedeschi e Almir Jodat Nahas a pesquisa qualitativa se cerca de todos os cuidados em seus pensamentos para que a informação não seja vinculada e que se tenha respondentes nas discussões em grupo e entrevistas em profundidade o menos contaminados possível.
Para levar a compreensão dos alunos da sala aplicamos uma dinâmica onde tínhamos: um informante, um ouvinte e um observador. Usamos um discurso sobre o uso indevido dos fumantes em locais públicos onde o informante e ouvinte discutem um tema e o observador precisa fazer uma conclusão sobre o tema abordado para colocar no seu trabalho. Nosso objetivo foi mostrar como se mede o resultado de uma pesquisa qualitativa. Sendo assim através de várias informações você precisa mensurar resultados. Levamos em conta também que em uma pesquisa qualitativa é importante relatar o ambiente, os gestos e buscar insigths.

Nenhum comentário:

Postar um comentário