terça-feira, 4 de agosto de 2009

O Consumidor na Infância

RESENHA: O Consumidor na Infância

Eliane Karsaklian autora do livro Comportamento do Consumidor, 2 edição, ano 2004, editora São Paulo, no capitulo 4, aborda sobre o consumo na infância, o poder das propagandas e como influenciar elas.
As crianças geralmente usam como forma de entretenimento a televisão e são grandes influenciadores na hora de comprar um produto, porém é difícil elaborar uma propaganda para este público, pois conforme Eliane: “uma das maiores críticas feitas contra a propaganda e, principalmente, contra a propaganda na televisão diz respeito às crianças. Pelo fato de elas não entenderem os objetivos comerciais.”.
A televisão não faz a criança pensar, entrega as informações do produto e pela idade não possui muito conhecimento para saber o que é bom e o que não é. Simplesmente acham bonito o que esta passando na telinha ou não gostam daquilo que está vendo.
Karsaklian afirma que: “é preciso saber em que direção será conduzida a atitude da criança após seu primeiro contato com a propaganda”, as agencias de publicidade tem que abusar da criatividade para chamar atenção e realizar pesquisas para saber qual será a reação das crianças ao ver a propaganda, se ela realmente vai atingir os objetivos quando for vinculada.
A propaganda que é dirigida ao público infantil também tem que despertar interesse com os adultos, pois conforme a autora: “o fato de a mãe conhecer a marca e tê-la memorizado aumenta a probabilidade de que ela compre a marca solicitada por seus filhos”. As crianças não possuem dinheiro para comprar determinado produto, são os pais que controlam os gastos. Os comerciais precisam mostrar o lado “educativo” do produto também, para chamar atenção dos pais para realizar a compra.
É preciso ter muitas idéias e conhecer bem o público infantil, para elaborar um comercial criativo para poder influenciar na compra, pois é difícil passar a mensagem do produto para as crianças e as fazer memorizar.

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