terça-feira, 25 de agosto de 2009

PESQUISA DE OPINIÃO

A pesquisa de opinião é um meio de compreender a expressão do público e sua aplicação é através do meio quantitativo, pois é baseada em quantidade em grande número de entrevistados. Apesar do custo da pesquisa de opinião ser alto para a realização, é mais barato em comparação com a pesquisa qualitativa, pois gera retornos significantes devido ao grande número de informações obtidas e resultados positivos.

É através dela que serão desenhadas as estratégias e os planos de marketing, como por exemplo, para a adoção de mascotes para marcas (que personagem nos vêm à memória quando falamos da marca X? Será que um coelho representaria bem a marca de pilhas Duracel?).


Para uma pesquisa de opinião bem elaborada, há necessidade de planejamento detalhado com as estratégias adotadas para alcançar os objetivos. Além disso, há também a necessidade de treinamento dos entrevistadores (abordagem, cronograma, realização das perguntas e finalização), pois eles devem estar familiarizados com o questionário e cientes de como aplicacá-lo (sem envolvimento nas respostas - manipulação).

Há sete etapas a se cumprir para a realização de uma pesquisa de opinião com sucesso:
1. Definição do objetivo da pesquisa
“O que” pesquisar precisa estar muito bem definido para o sucesso da pesquisa.
2. Definição da população e da amostra
Onde eu vou pesquisar, para que público.
3. Elaboração dos questionários
Quais as perguntas serão realizadas.
4. Coleta de dados (campo).
5. Processamento dos dados (tabulação).
6. Análise dos resultados.
7. Apresentação e divulgação dos resultados.

O principal objetivo da pesquisa de opinião é CAPTAR BEM OS PONTOS DE VISTA DOS ENTREVISTADOS.

Há três métodos de coleta de dados: PESSOAL, TELEFÔNICA, CORREIO. O caminho escolhido para realizar a pesquisa de opinião interfere no tempo e no custo.



O método pessoal dá oportunidade de o entrevistador explicar melhor a questão, complementando-a com recursos visuais, havendo uma maior cooperação devido à aproximação de entrevistado com entrevistador, garantindo o questionário inteiramente respondido. Os problemas com este método estão relacionados com o custo para treinar os entrevistadores, inclusive pode haver, mesmo que sem intenção, o envolvimento da opinião do entrevistador na resposta do entrevistado.



O método telefônico é mais barato comparado com o método pessoal e mais rápido de realizar com relação aos dois outros métodos, sendo possível fazer muitas entrevistas simultâneas, inclusive gera mais confiança do entrevistado com relação ao anonimato, o que estimula o aumento de respostas. Por ser entrevista por telefone, a qualquer momento o entrevistado pode desligar sem concluir o questionário, pois o vínculo é frágil por não ser pessoal, sem contar o fato da pesquisa se limitar à população que possui telefone.


Quanto ao método correio, este também tem baixo custo, pois não exige treinamento de entrevistadores, pode ser utilizado recurso visual e o entrevistador pode responder quando for mais conveniente, porém não existe garantia que o nomeado a responder o questionário o responda (pode ser que o filho dele responda) e o prazo precisa ser mais longo (semanas).

Para a coleta de dados o pesquisador precisa do maior número de informações possível, as quais podem ser obtidas em diversos documentos com dados de pesquisas anteriores.

Entende-se como universo da pesquisa o conjunto de pessoas que possuem características comuns e detém algum grau de informação sobre o tema a ser explorado.
O início do processo de elaboração do questionário é a reunião dos dados disponíveis sobre o assunto a partir do que será pesquisado.

Antes de iniciar a entrevista, existe a necessidade de apresentar ao entrevistado um texto introdutório sobre a finalidade da pesquisa para que seja esclarecido quais os propósitos, buscando a cooperação dele nas respostas.

Temos dois tipos de pesquisa, as quais moldam a resposta do entrevistado:
No caso de pergunta aberta, o entrevistado pode formular livremente sua resposta, que será registrada no questionário em forma de texto.
No caso da pergunta fechada, o entrevistado deverá selecionar uma ou mais opções em uma lista prévia de respostas que será apresentada.

A redação usada nas perguntas deve ser clara, para o entendimento do entrevistado e ser evitado o duplo questionamento, pois dessa forma fica difícil identificar se a resposta é paraa pergunta "1" ou "2".

Após a elaboração do questionário é preciso testá-lo para corrigir eventuais distorções, deixando-o claro, abrangência e aceitável (será que a pergunta não deixará o entrevistado constrangido?). Os selecionados para o pré-teste são pessoas do universo selecionado nas mesmas condições previstas à realização da pesquisa, porém não com grande quantidade de respondentes.

O instrumento de pesquisa deve prever alternativas de codificação, para que as respostas possam ser inseridas em base de dados para posterior tratamento estatístico. Para perguntas de respostas fechadas o questionário traz um código específico para cada resposta (exemplo: o código da pergunta 9 do questionário é “P9” no sistema e se a pergunta tiver alternativas de resposta, haverá números na frente de cada alternativa (por exemplo, P9 alternativa "1"). Para respostas abertas, é preciso criar um sistema de categorias que tenha a capacidade de agrupar de forma sintética todo o rol de respostas oferecidas, sendo que a partir dessas categorias é possível fechar as respostas abertas para que sejam quantificadas com o restante das questões.

Depois que os dados das palavras obtidas foram reunidos, é feita a tabulação para analisar os resultados, cuja análise deve estar fundamentada estatisticamente, para que as respostas sejam avaliadas a partir de sua significância, com medidas de tendência central, correlação entre variáveis e outras possibilidades.

Por fim, é feito um relatório. É este documento que explica todas as decisões que foram tomadas ao longo da realização da pesquisa e os resultados obtidos. Nele precisa estar claro quais foram os objetivos e os problemas de estudo, a metodologia, a descrição dos procedimentos de período de realização das entrevistas e principais conclusões da pesquisa, utilizando gráficos e tabelas e dependendo do caso, a apresentação, como anexo, dos resultados integrais do estudo.
A importância deste relatório é a consolidação de todas as informações recolhidas durante o processo de pesquisa, portanto, o leitor deve compreender todas as etapas realizadas para a obtenção dos resultados apresentados, incluindo as decisões metodológicas do autor da pesquisa.


Um comentário:

  1. SHOW DE BOLA!!!!!!!! AMEI!!! Ficou muito bom, é isso aí, no capricho:) Abraçosssss

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