quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Os segredos da pesquisa de opinião

A pesquisa de opinião é um método de investigação científica, que mostra a expressão de uma opinião pública. É a coleta de vasta quantidade de dados com grande número de entrevistados.
O processo de pesquisa deve cumprir algumas fases:

· Planejamento e realização – Plano das etapas da pesquisa. São as estratégias utilizadas para conseguir alcançar os objetivos e evitar incoerências que possam comprometer os resultados.

· Definição do escopo do estudo – Identificar o alvo, mira, o intuito para não apresentar dados inúteis ou distorcidos. Além de solicitar e receber bem os pontos de vista dos entrevistados.

· Definição do método de coleta, do cronograma e do orçamento – Após analisar as metas, deve-se escolher se a aplicação da pesquisa vai ser feita pessoalmente por telefone ou correio.
As técnicas de coleta de dados:
· Entrevista pessoal
· Entrevista por telefone
· Questionário por correio
Lembrete: Buscar informações sobre o assunto, dar o enfoque ao tema abordado. Trazer dados de outros estudos, documentos, etc. Olhar os pontos de vistas diversificados para elaborar as questões e não tomar nenhum posicionamento em cima do tema.
O universo da pesquisa são as pessoas que tem algo em comum e que possuem informação sobre o tema levantado. É preciso decidir se a pesquisa vai ser feita para a totalidade dos componentes (censo) ou para um grupo determinado (pesquisa por amostragem).

A amostra da pesquisa pode ser selecionada de forma probabilística ou não probabilística.
A Probabilística ocorre quando todas as pessoas que fazem parte desse universo podem participar da entrevista. Já a não probabilística acontece com critérios de intencionalidade e conveniência.
O texto de introdução deve deixar claro o objetivo da pesquisa. Além de cooperar com as respostas. Informações adicionais devem estar no texto, a explicação de que o entrevistado foi escolhido por pertencer a tal grupo. Qual organização ou instituição está realizando a pesquisa. Deixar claro também que a opinião do entrevistado é importante e valorizada. E indicar que as respostas serão confidenciais e anônimas. Ressaltar a autorização para prosseguir a pesquisa e inclusive dizer/escrever o tempo que ela levará. Caso for feita pelo correio, lembrar de procedimentos de devolução.
Outras dicas: realizar uma correta abordagem, realização das perguntas e finalização. Os entrevistados devem ser orientados. Seguir o cronograma, organizar treinamento para receber informações dos objetivos do estudo.
A partir dos dados retirados das respostas, é preciso criar tabelas para a realização da análise. Construir a partir da mesma uma análise fundamentada estatisticamente.
Relatar os objetivos e problemas do estudo, a metodologia, a descrição dos procedimentos de seleção e dimensionamento da amostra, a aplicação e o período de realização das entrevistas, as conclusões da pesquisa, com o uso de gráficos e tabelas e a apresentação dos resultados do estudo. De forma que o leitor entenda as etapas passadas para o uso do resultado final.
Resumindo: para fazer uma pesquisa, não basta simplesmente formular questões e ter pessoas disponíveis para entrevistar. A pesquisa de opinião vai muito mais além, é necessário passar por várias etapas antes do processo finalizar. Tudo parte da escolha da técnica de coleta de dados. É preciso obter informações, um tema específico e a direção, a abordagem que terá este tema. Além de encontrar pessoas que tenham informação e que estejam englobadas neste meio, que participam dele. É preciso explicar do que se trata a pesquisa em questão, citar os objetivos, é preciso ter conteúdo, clareza e abrangência.
DINÂMICA

Paródia da música Chora me liga – João Bosco e Vinícius

Só era pra você se questionar, era só argumentar
Eu te expliquei, eu sei que eu te expliquei
Você sabia responder sim, questão de um minuto e logo tem fim
Eu te expliquei, eu sei que te expliquei
Mas é tão fácil sim é só escrever a mão
Logo você que é selecionado a responder questão
Então venha me perguntar qual é a melhor pesquisa?
Eu pesquisei muito pra fazer e agora vem a discursiva
Questiona, pergunta...implora um questionário novo, pede socorro,
quem sabe eu possa ajudar
Questiona, pergunta... implora pelo meu favor, pede por favor,
quem sabe um dia eu volto pra ti opinar.
Violeiro: João Alberto
Cantores: Luana & Rodrigo (em breve novo cd nas lojas)
Apoio técnico: Alexandre (compositor) e Bruna (filmagens e empréstimo do violão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário