terça-feira, 4 de agosto de 2009

O Som no Silêncio

Pesquisas e estudos feitos mostram que em 90% a percepção subliminar refere-se a comunicação visual. A propaganda subliminar aparentemente aplica-se mais as mídias visuais como por exemplo; outdoor, fotografias e etc. Muitos téoricos da comunicação estão afirmando que estamos na era da imagem, porem os subliminares são relativamente fáceis de plantar em ambas as áreas imagens ou de sons.
O efeito da musica tem sido registrado em diversas culturas. O filosofo grego Pitágoras descreveu o poder do som e seus efeitos sobre a psique humana , já outras afirmações a respeito falam que , a musica afeta fisicamente por possuir um ritmo um tempo. Também podemos observar do ponto de vista de diversos autores que a musica estimula a nossa imaginação se for uma musica alta pode nos deixar opressivos e se for suave produz serenidade e tantas outros estados , terror, tristeza, alegria e etc. Segundo Key o reforço que o som provoca na imagem é a causa do sucesso de um filme de terror que ganhou o Oscar pela trilha sonora, pois tinham vários sons subliminares como por exemplo colocaram o som de varias abelhas em uma cena que gerava medo e ansiedade.
Apesar de toda tecnologia disponível diversos publicitários e sonoplastas ninguém nunca ouviu falar de nenhuma aplicação subliminar no som para eles o tema é uma tabu, contudo o publicitário Marco Antonio Batan deixou uma declaração;
“ Para o publicitário Marco Antonio Batan , tudo indica que a influencia exista, mais o assunto ainda precisa de estudos sério. “Não posso negar a influencia subliminar [...]. “ O publicitário afirma que o objetivo da publicidade é justamente sugestionar por meio de musicas e outros apelos. “Tudo é intencional e declarado, principalmente em um comercial [...].”

Flávio Calazans
Propaganda subliminar multimidia – São Paulo,2006 Editora Summus editorial

Nenhum comentário:

Postar um comentário