quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Pesquisa de opinião

A pesquisa de opinião tem como objetivo identificar o posicionamento das pessoas em relação a determinado assunto. Para obter uma pesquisa de qualidade, é essencial ser imparcial na formulação das perguntas para não influenciar as respostas do entrevistado.
Antes da aplicação do questionário, é importante definir qual a abrangência da pesquisa, que pode ser senso – quando todos são entrevistados - ou amostra – quando um grupo de pessoas específico é escolhido.

A pesquisa precisa ter um objetivo que deve estar claro e conciso no momento de sua elaboração, para que alcance o resultado desejado. É de suma importância basear a pesquisa em um projeto com base em informações. Existem diversos meios de realizar a pesquisa. Dentre eles, podemos citar:
- Correio: é viável pelo baixo custo, porém é bastante vulnerável. O entrevistado pode optar por não responder a pesquisa e em caso de dúvidas, não haverá possibilidade de esclarecimentos.
- Telefone: o entrevistado pode esclarecer as dúvidas e, dessa forma, contribuir de forma eficaz. Porém corre-se o risco de o entrevistador ser “abandonado” durante a realização da pesquisa.
- Cara a cara: a abordagem deve ser de maneira correta para que seja aceita. Depois que o entrevistador consegue a atenção da pessoa, dificilmente o questionário será interrompido. Tem como ponto positivo o fato do pesquisador observar as expressões do entrevistado e isso pode enriquecer os resultados.
Para colocar em prática o que aprendemos, fizemos uma breve encenação. A apresentação mostrou qual a maneira correta de abordagem (mostrando também como não deve ser feito) e também citou a importância da preparação do entrevistador para esclarecer possíveis dúvidas dos entrevistados.






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