quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Resenha - Capítulo de um livro

RESENHA CRÍTICA: Livro Jornalismo em Perspectiva (2005).

No capítulo Assessoria de Imprensa: Mercado em Expansão, Roger Bittencourt, jornalista formado pela PUC-RS, atuante em SC há 18 anos, ressalta “nem todo jornalista é assessor, mas todo assessor de imprensa é jornalista, ou pelo menos deveria ser”. Essa realidade faz parte do assessor de imprensa em seu cotidiano.
A profissão que, no Brasil, ficou conhecida na era Getúlio Vargas, com o famoso DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda, teve um início ruim e que manchou por anos a área. Na ocasião, o departamento era usado, ao contrário de seu propósito original, para mascarar e esconder a verdade do que acontecia no governo.
Foi nos anos 80 que a profissão se consolidou e criou credibilidade na sua mão-de-obra jornalística. Segundo o professor de jornalismo Manoel Carlos Chaparro “as assessorias estão inseridas em todas as fontes detentoras de informações, opiniões, e explicações que interessam a sociedade”.
O mercado então vem se expandindo e cada vez mais se profissionalizando. Segundo levantamento de abrangência nacional, quase todos os setores já procuram atendimento das assessorias de imprensa, 62% dos setores de serviços, 46% saúde, 40% tecnologia, 37% comércio varejista, 37% indústria, entre outros.
Existe ainda a grande importância das redações para a classe analisada no texto. Caberá neste caso, aos editores conhecerem e aceitarem o valor de cada material recebido e qual a relevância de seu conhecimento pela sociedade.

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