terça-feira, 4 de agosto de 2009

Sistemas de Comunicação Popular

Resenha do 1° capítulo. (Conteúdo da comunicação popular)

Todos os dias somos bombardeados de informações, a comunicação nos trás uma mensagem em cada conteúdo, mas nem todas são memorizadas por nós, portanto no momento de transmitir informações, os profissionais de comunicação devem tomar o máximo cuidado para que a mensagem mais importante seja repassada de maneira que seu público-alvo memorize. Para tornar isso possível precisamos chamar atenção, despertar interesse, seja de fácil entendimento, é importante que a linguagem esteja de acordo com o receptor, ter um bom slogan, assim à propaganda propriamente dita fica gravada em nosso subconsciente.
A comunicação engloba todo nosso dia-a-dia, desde manter um diálogo com um amigo, como ao ver televisão, se manter informado sobre qualquer tipo de assunto.
Mas o objetivo mesmo é focar em comunicação através de sistemas folclóricos, ou folkcomunicação, mas popularmente conhecido como cultura, comunicação popular, aquele que vem dos costumes e tradições.
Para melhor compreensão é mais viável estudar o comportamento de culturas diferentes das nossas, afinal podemos acabar confundindo intenções, ações e efeitos.
Há quatro formas de comunicação popular, a oral, a escrita, a gestual, e a plástica (arte) e é através delas que nos comunicamos a respeito de variados assuntos, afinal nada é por acaso.
Quando comunicamos, procuramos modificar algo na estrutura mental de alguma pessoa, se não pensarmos desta maneira, não saberemos o que realmente foi passado ao nosso receptor e então, não há como saber se a pessoa recebeu a mensagem da maneira esperada.
É importante que o produto que queremos vender, convença o líder de opinião, pois este influenciará os demais focos ao seu redor, ele tem prestígio num grupo e as pessoas enxergam este líder como um exemplo e com vasta confiança. Para exemplificar melhor este tipo de pessoa, podemos ter como base quando um médico da uma entrevista e diz que determinado remédio pode causar algum tipo de deficiência, rapidamente as pessoas irão parar de usar o medicamento, pois o médico é um líder de opinião perante a sociedade.
Então, na comunicação é necessário que saiba o que falar e para quem passar a mensagem, assim obteremos sucesso em nosso objetivo.

Referência:
LUYSTEN, Joseph M. Conteúdo da comunicação popular. In: Sistemas de comunicação. 1. Ed. São Paulo: Ática, 1988.

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