terça-feira, 28 de julho de 2009

Análise Comparativa de Marketing

Resenha
Uma Análise Comparativa entre o Marketing de Massa e o “One to One” Marketing, no cenário de Empresas Competitivas - Esmeralda Rizzo
http://www.bocc.ubi.pt/pag/rizzo-esmeralda-analise-comparativa.pdf


Marketing de Massa - utilizado muito para convencer os clientes. Fixar na mente deles a marca do produto. Quanto mais aparecia, mais era lembrado. Faziam propostas aos varejistas para que estes expusessem os produtos de formas diferenciadas para atrair mais os clientes.
Porém, essa ação custa caro aos anunciantes visto que precisam investir muito mais em publicidade e propaganda a fim de atingir um público maior.
Uma ação de marketing de massa que está crescendo e que não custa tanto é o que a Avon e a Natura promovem, assim como outras empresas, elas fazem marketing de venda em massa. Ou seja, investem em vendedores que vendem de porta em porta e conseguem ter lucros em cima de outros vendedores que seguem seus passos

Marketing One to One – utilizado muito nos tempos de antigamente onde a empresa conhecia bem seus clientes. Dessa forma, tratavam seus clientes diferentes de um jeito diferente. Conhecer como eles gostam de ser tratados garantia uma fidelidade maior deles e fazia com que eles sentissem inconveniência ao se deparar com a oferta de um concorrente.
Esse tipo de marketing não cabe a todos os clientes, devem-se escolher os mais convenientes. Os de maior valor e melhor potencial. Cuidar muito bem deles para que eles não fiquem expostos às iniciativas do marketing de massa dos concorrentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário