quinta-feira, 30 de julho de 2009

A recepção televisiva em comunidades rurais

Resenha:
TRIGUEIRO, Osvaldo.M. Globalização e Identidade Cultural: o impacto da televisão numa comunidade rural paraibana (Nordeste do Brasil).
Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/_texto.php?html2=trigueiro-osvaldo-globalizacao-identidade.html
Acesso em: 28 jul. 2009

O texto de Osvaldo traz um estudo feito sobre a recepção televisiva em uma pequena cidade do interior do Estado da Paraíba no Nordeste do Brasil. A cidade é São José de Espinharas, um município de forte influência agrícola e constantemente sujeito a grandes secas. O estudo feito em 1998 faz comparações ao ano de 1987. Comparações como a quantidade de habitantes, a divisão da população em relação a área urbana e rural.
Essa pesquisa busca mostrar como é a recepção do telespectador com a chegada da tecnologia naquela cidade, em especial na zona rural. Nos últimos anos a televisão ganhou espaço na região nordestina influenciando nas tradições e nos costumes, pois as comunidades passam a conviver com valores culturais de outra sociedade veiculados pelos mass mídia.
Para a pesquisa, Osvaldo produziu um texto de recepção na América Latina nos anos 90. Aliás, deve-se ressaltar que foi uma pesquisa muito interessante de se ler. Nela é citado que o papel do receptor no processo de comunicação como ator social. E que para realizar esse estudo é preciso o estudo de fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos.
Osvaldo acrescentou em seu artigo o estudo das interligações regionais e locais, lembrando que é uma característica das comunidades rurais do Nordeste brasileiro. Lembrando que o autor fez um esquema bem elaborado e objetivo para o desenvolvimento e observação da recepção na comunidade de São José de Espinharas.
Outro ponto importante no artigo de Osvaldo foi a exploração e comparação do conceito da palavra “mediação” no dicionário Aurélio e na própria comunicação. Dentro da comunicação há dois campos que se ligam; o campo do emissor e do receptor. Concordo com o autor quando cita no texto que a globalização é fenômeno irreversível, a sociedade tem que encontrar o caminho certo da convivência com a nova realidade que se aproxima. E foi isso que aconteceu com a cidade de São José de Espinharas.
O objetivo geral que Osvaldo busca nesses estudos é compreensão da recepção das mensagens televisivas. E para isso observou o tipo de público; verificou as relações entre as características sociais e culturais; observou também o nível de interesse de recepção e as influências internas e externas.
Para concretizar o estudo, Osvaldo realizou pesquisas qualitativas e quantitativas. Empregou também o método de análise estruturalista proposto por Propp. E com isso, concluiu que a televisão em São José de Espinharas é também um meio de comunicação doméstico e muito assistido pela família, com vizinhos e amigos.
A justificativa elaborada por Osvaldo foi detalhada e completa. Trouxe muitas informações e comparações. Citou o maior problema e como ele mesmo disse, o mal crônico que é a seca e que como conseqüência agrava a crise financeira. Mas mesmo assim, o nordestino às vezes foge da realidade e sonha em ser artista igual ao da televisão. Lembrando que a pesquisa feita foi na emissora TV Globo.
Ainda na justificativa o autor cita alguns números de pesquisa, abrange para a população brasileira com comparações e fatos da nossa realidade. Uma delas são as diferenças, pois por mais que a sociedade tem acesso as novas tecnologias também está ao mesmo tempo lutando pela sobrevivência.
Osvaldo Meira Trigueiro conclui que a televisão faz parte do cotidiano da população de São José de Espinharas. E após a leitura do artigo também se chega à conclusão que a comunidade aderiu a globalização, mas ainda possui dificuldade sócio-econômica. A leitura desse artigo trouxe muito conhecimento e ideias para a elaboração do projeto experimental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário