quinta-feira, 30 de julho de 2009

O texto casado com a imagem

Quando o telespectador busca informação através da televisão, ele busca informação através da imagem do que aconteceu. A imagem de uma acontecimento forte, já transmite ao mesmo tempo, informação e emoção. É isso que possibilita que as pessoas vejam uma realidade além d’aquela em que vivem.
A TV só é feita com imagem, mas a palavra tem seu lugar garantido. O nosso desafio é descobrir como e quando usar a palavra. PATERNOSTRO (1999, p. 72)
Texto e imagem devem caminhar juntos: ou o texto tem a ver com o que está sendo mostrado ou não tem razão de existir, perde a sua função.
Papel da palavra é dar apoio à imagem. Para escrever um texto de TV, precisamos, antes de tudo, saber quais imagens disponíveis que temos para serem usadas de forma coordenada com as informações.
A imagem é parte da natureza da TV, e em telejornalismo precisamos casar imagem e informação. PATERNOSTRO (1999, p. 73)
Então, logo de cara, se temos imagens que correspondem às informações que pretendemos incluir no texto, ótimo. Do contrário, temos que buscar outras ferramentas visuais para completar a matéria e deixá-la mais “atraente”.
Deve ser evitado texto descritivo. O telespectador já está vendo. Descrever, se tornará redundante.
Para se associar à imagem, o texto precisa identificar-se os elementos da notícia na tv. Responder as seis perguntas clássicas: Quem? O que? Quando? Onde? Como? Por quê? Com palavras precisas. Tudo isso, acrescentando emoção.
Juntar imagem, emoção e informação é a combinação prefeita. Devemos valorizar a imagem, o som ambiente, sem necessidade de descrever a cena.
A imagem tem narrativa própria, e em certos momentos vale mais que frases descritivas.
Por isso, devemos saber medir essa diferença e equilibrar a nossa matéria com esses dois elementos e suas características. PATERNOSTRO (1999, p 75)
Muitas vezes a TV não está em um lugar que prenda a total atenção do telespectador. Existem alguns recursos para sensibilizar e destacar o que está para ser anunciado,. PATERNOSTRO (1999, p 75) destaca: - Urgente: As agências informam que... Vejam agora imagens exclusivas...
Quando não possui imagens correspondentes ao que queremos escrever, podemos buscar outras formas de visualizar a informação. Como por exemplo: o uso de gráficos, mapas, fotos, animações para acompanhar o texto, os chamados - jornalismo de artes. Mas, é preciso tomar o devido cuidado para não “poluir” a imagem com esses recursos.
A reportagem de TV requer, preocupação constante na matéria, desde a elaboração da pauta, até a edição final.

PATERNOSTRO, Vera Íris. O Texto na TV: manual de telejornalismo, 1953.
Rio de Janeiro: Elsevier, 1999

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