quinta-feira, 30 de julho de 2009

Jornalismo On-line

A Internet veio revolucionar o jornalismo e a forma como trabalham os jornalistas. A afirmação é muitas vezes repetida, mas ainda não estão devidamente analisadas e explicadas todas as influências e mudanças introduzidas pelo novo meio.

Ainda é muito cedo para afirmar qual o futuro do jornalismo na era da internet, pois tudo tem seu lado positivo e também o negativo onde deverá causar muitos estragos. O jornalismo impresso perde seu fôlego com o passar dos anos, por causa da facilidade que a plataforma digital oferece, onde você pode atualizar a notícia minuto a minuto. Onde as pessoas encontram a informação sem nenhuma despesa financeira.

“Pela primeira vez, num só meio, juntam-se o texto, o som e a imagem”, defendeu, numa conferência em Braga, Ignacio Ramonet. Em relação aos meios utilizados anteriormente esta será, certamente, uma vantagem dado que nem a imprensa, a rádio ou a televisão o poderiam fazer.

Hoje é possível utilizar estes três recursos num único lugar, e o melhor você pode postar em qualquer horário, não precisa esperar a edição do dia seguinte. E o mais importante qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento irá conseguir gravar e colocar na internet seja no blog, site ou no yotube o mais famoso acervo de vídeos do Mundo.

Pode ainda apontar-se outro proveito que pode ser retirado da Internet e que nenhum meio de comunicação tradicional consegue que é atingir, o alcance planetário. É sabido que, em muitos países, a internet ainda é um bem de luxo, com acesso limitado a poucos indivíduos, mas teoricamente é possível, com facilidade, a troca de informação entre duas ou mais pessoas, localizadas nos mais longínquos lugares, desde que tenham acesso a um computador com modem e uma linha telefônica. Tudo isto em tempo real.

Hoje qualquer pessoa tem acesso à internet, seja no trabalho, faculdade, em casa ou na Lan House. A maioria das pessoas prefere utilizá-la como rede de relacionamentos, onde o site mais popular é o Orkut, onde milhares de pessoas trocam recados, postam fotos, vídeos e fazem de sua vida um livro aberto. O mais gostoso da internet é saber o que acontece em qualquer lugar do mundo em tempo real. Porém para muitos é uma alternativa de estar mais próximo da família, pois moram em outros países e se comunicam através deste meio de comunicação, onde é possível acompanhar a imagem ao vivo por meio da web cam.

A constatação de que os jornalistas usam a rede para a procura de dados é complementada pelo fato dos computadores serem, hoje em dia, ferramentas indispensáveis nas redações. Com o aumento dos conhecimentos sobre a utilização das novas ferramentas, o acesso às informações fica facilitado.

Hoje não saber utilizar o computador é ser analfabeto na era digital, por tanto os jornalistas utilizam a internet como acervo de pesquisa e também para troca de e-mails entre eles e os assessores de imprensa que alimentam os jornalistas com o release.

Por outro lado, a Internet enquanto espaço de publicação jornalística implica também mudanças na forma como os jornalistas realizam o seu trabalho, quando este se destina a publicações online. Os jornais estão limitados à apresentação linear, informação oferecida numa determinada ordem que o utilizador não pode controlar exceto se mudar para outra notícia ou virar a página.

Acredito que a internet apesar de ser um remédio que deve ser consumido moderadamente, pode trazer grandes benefícios para quem usufrui dele. O que falta muitas vezes é o bom senso de quem usa em utilizá-lo da maneira mais eficiente, sugando dele o melhor que é um grande acervo de pesquisa.

Disponível em:http://bocc.ubi.pt/pag/barbosa-elisabete-interactividade.pdf
Acessado em: 25 jul 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário