quinta-feira, 30 de julho de 2009

Dicas de Fotografia

Resenha Livro: Guia Completo de Fotografia

Autor: John Hedgecoe


Para fotografar lugares são usadas grandes variedades de ângulos afim de revelar diferentes aspectos de um mesmo local. Não basta escolher belas paisagens, mas também é preciso saber quando é propício para se fotografar aquele local.
A iluminação e as condições de tempo podem causar grandes mudanças na fotografia de um mesmo ambiente, basta saber usá-la. Um mesmo local fotografado logo de manhã e depois ao anoitecer, pode causar uma grande surpresa pois as diferentes iluminações mudam completamente a visão do lugar.
Ficar satisfeito com uma única foto de um lugar exótico, como as pirâmides do Egito por exemplo,não basta. Esse é o tipico lugar que você pode e deve explorar ao máximo todos os ângulos possíveis. Uma foto feita de frente para o local, mostra apenas um lado sendo que ele é formado por vários. Se você fotografar o mesmo local, descentralizando a imagem central e usando algo que esteja por perto como foto, a fotografia já terá um aspecto totalmente diferente ou ainda você pode aproveitar as mudanças de tempo para deixar a foto com outro visual. Um castelo fotografado durante o dia, passa a impressão de um lugar nobre onde vivem boas pessoas, mas se esse mesmo castelo, for fotografado a noite, quando a chuva cai e e os trovões clareiam a escuridão da noite, a impressão que teremos será de um lugar assustador do qual queremos nos manter bem longe.
A intensidade das cores pode causar efeitos diferenciados em casa tipo de fotografia. Quando capturamos uma imagem na qual as cores de misturam, o resultado pode ser o que chamamos de paisagem monocromática. Os vários verdes que compõe uma paisagem cheia de árvores ou áreas de telhado vermelho caracterizam a multiplicidade urbana nas cidades.
Falando em cores, a abordagem do preto-e-branco pode deixar a imagem com cara de fotografia antiga sem contar que ela também efeitos que as fotos coloridas não proporcionam como as silhuetas. A forma tende a se reforçar quando é vista contra o sol impossibilitando que os detalhes da imagem apareçam deixando assim, um mistério no ar.
Se o sol estiver incluído na fotografia, é preciso ter alguns cuidados. Olhar diretamente para ele através do visor da câmera é tão perigoso quanto olhá-lo a olho nu. Quando se trata de paisagens, principalmente se for um entardecer o sol é algo que pode deixar sua imagem perfeita. Há vários modos de fotografar o sol. Pode ser explorando o contraste dele com o ambiente ao seu redor, como as nuvens ou ainda os prédios, dependendo de como você o vê. Mas além de fotografar o sol, você ainda pode aproveitar os rastros que ele deixa depois que se põe. Geralmente deixa cores como rosa, alaranjado e até uns tons de vermelho que deixam o céu com um belo visual.
Quando o sol se vai e seus rastros de cores no céu desaparecem, só restam as luzes produzidas por nós ou então grandes aberturas das objetivas com ajuda de um flash muito forte para iluminar as paisagens noturnas.
As fotografias urbanas trazer riqueza e diversidade de temas que podem transformar uma simples rua em um cenário disputado para fotógrafos. Prédios, casas, pessoas, animais perdidos pelas cidades podem enriquecem as fotos. Um arranha-céus fotografado de baixo, nos faz perceber sua altura sem que alguém nos diga qual é seu tamanho, dando impressão de profundidade a imagem. Registrar um local de dentro para fora, como uma entrada de um templo, faz com que a imagem ganhe uma moldura natural.
A fotografia em si é registrar a imagem de alguém ou algum lugar que lhe agrade. Mas dependendo de onde for, é possível explora-lo de várias formas. Lugares como catedrais que foram construídos com muitos detalhes, são ótimas opções para explorar diversos ângulos fotográficos. A capacidade da câmera de isolar o detalhe é que a torna um instrumento único mas para isso, é preciso que o fotógrafo saiba reconhecer esses pequenos detalhes.
Ao fotografar interiores, é preciso se decidir entre usar a luz natura vinda das portas e janelas ou a luz artificial, como os flashes entre outras unidades de iluminação. Quanto maior o ambiente e menor a quantidade de luz que penetra nele, sendo ela natural, mais diferença de uma foto pra outra pois, quando a luz é natural ela tende a iluminar diretamente determinados locais e objetos, enquanto a luz artificial geralmente ilumina tudo de uma vez fazendo com que os detalhes de sombra, desaparecem.
Todos os locas que você fotografa, devem ter algo que chame mais atenção mas quando esses locais são fotografados com pessoas, a foto ganha vida. Você pode focar tanto em algum objeto do local, quanto na própria pessoa, basta saber escolher o que será melhor para o tipo de foto que você deseja.


Referência:
HEDGECOE, John. Guia Completo de Fotografia. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário