terça-feira, 28 de julho de 2009

Fotograqfia e técnicas

Resenha
Da fotografia analógica à ascensão da fotografia digital

No século XIX surge a fotografia que muda e cria novos conceitos artísticos. Ainda no seu início a fotografia era um processo tecnicamente rústico como é o caso da câmara escura, que projetava a luz na parede e revelava uma imagem. Com várias pesquisas e experiências, os estudiosos conseguiram chegar em uma maneira de capturar e fixar a imagem em peniculas sensíveis a luz.
A fotografia começou a ser reconhecida e etilizada em grande escala pelos meios de comunicação da época, aumentando a quantidade de profissionais. Já na década de 80, a fotografia analógica passa a ter um fator ameaçador, o surgimento da fotografia digital. Esse surgimento provocou uma grande mudança no mercado profissional e naturalmente o dividindo em “três classes”: a primeira classe é a dos profissionais mais antigos que usam da fotografia analogica e resistem em mudar de equipamento; a segunda classe são as dos profissionais que começaram seu trabalho na fotografia analogica e aos poucos estão se adaptando a fotografia digital e usando dos seu benefícios; e, a terceira e última classe é a dos fotografos da nova gereção que já começaram o seu trabalho dentro da fotografia digital, que conhecem toda a linguagem fotográfica atual, mas não se preocupam com os conhecimentos necessários como enquadramento, iluminação e senso estético.
De qualquer maneira a fotografia digital não precisa se descartada assim como a fotografia analógica, pois ambas tem muito a contribuir uma com a outra para criar profissionais mais qualificados e capazes de realizar trabalhos que esteticamente vão transmitir um conceito e uma realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário