quinta-feira, 30 de julho de 2009

Fórmula matemática calcula qualidade do texto jornalístico

Resenha do artigo científico "Texto inteligente e qualidade (quase) zero", de João Canavilhas, Universidade da Beira Interior (2002)


Este artigo é uma proposta de criação de parâmetros para a avaliação e o julgamento de textos jornalísticos, com o objetivo de considerá-lo com ou sem Qualidade.

Com uma linguagem simples, narrada em terceira pessoa, o artigo é dividido em sete capítulos, e logo se mostra uma leitura rápida e interessante.

Ao falar em Qualidade e Satisfação, João Canavilhas apresenta uma fórmula matemática como base de cálculo de um bom texto. Sendo qualidade igual a Q, expectativa igual a E e a satisfação do leitor igual a S, pode-se dizer que Q=E/S, ou seja, a qualidade é igual ao quociente entre a expectativa e a satisfação.

A Qualidade é Ótima quando o quociente é igual a um (1), caminhando-se para a Qualidade Total à medida que o valor se aproxima de zero, não sendo possível atingir essa qualidade pela impossibilidade matemática do quociente referido ser igual a zero.

Segundo João Canavilhas, essa fórmula pode ser aplicada em todos os formatos jornalísticos, seja jornal, rádio ou TV, mas em todos a qualidade não será satisfatória, pois são restritos.

É nesse contexto em que surge um novo meio, o webjornalismo, ou como batiza Canavilhas, o ‘texto inteligente’, que une sons, imagens, textos e hiperligações de forma flexível e dinâmica.

Em relação ao texto verbal, é através de hipertextos (links) que se cria uma das maiores interatividades entre jornalista e leitor, pois este último tem a possibilidade de contribuir na elaboração da notícia, escolhendo assuntos de seu interesse.

Tratando-se do texto não verbal acontece o mesmo fenômeno, pois o internauta pode pausar o vídeo quando quiser, o que não acontece na TV (analógica).

A fórmula construída por João Canavilhas é muito válida, sendo que recomendo sua resenha para todos acadêmicos e estudiosos de comunicação que buscam escrever um bom texto.

João Canavilhas é doutor e especialista em ciberjornalismo, sendo um dos primeiros a abordar as especificidades do jornalismo produzida para a web em Portugal.

João Alberto Pereira é acadêmico de jornalismo do IBES Sociesc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário