terça-feira, 28 de julho de 2009

Crianças e publicidade

Resenha
A publicidade e a socialização das crianças
http://www.bocc.ubi.pt/pag/pereira-francisco-higgs-rosario-publicidade-socializacao-criancas.pdf

Hoje a influência da publicidade na sociedade vem abrangendo muito não apenas adultos mais crianças, sendo socializadas pelo que tem visto em grande parte através da televisão. Os autores Francisco e Rosário, abordam esse tema com alguns pontos relevantes para analisarmos como; a influência da publicidade na criança; aprendizagem por observação; valores transmitidos pelas personagens na publicidade; gênero e idade; cores; e valores sociais.
O poder de influência da publicidade nas crianças o autor vê por duas perspectivas, um lado que considera que a criança é manipulada pela publicidade sendo que é um receptor passivo que pode ser condicionado pelas imagens por outro lado, que considera que a criança tem capacidade para criticar a publicidade já que é um mundo imaginário, de sonhos alegrias, com conteúdo visuais e orais e é sobre eles que elas selecionam o que gostam ou querem. Já o modelo de aprendizagem por observação , fornece novos modelos de comportamento, quando as crianças vêem televisão, não estão apenas se entretendo, mas em observação de vários tipos de personalidade e fantasias, enquanto constroem a identidade que irão usar durante a vida, iniciando assim a construção de um estilo com o qual se identificam.
A análise dos valores transmitidos pelas personagens na publicidade é fundamental para a compreensão dos efeitos persuasivos da comunicação publicitária, esses efeitos ligados ao personagem abrangem a percepção de sabedoria, de honestidade e da proximidade afetiva transmitida pelo personagem, que geralmente são mulher, homem, criança, animal ou personagem animado, cada um exprime valores específicos.
No gênero predomina o masculino podendo simbolizar autoridade e a proteção. Já nas cores conforme pesquisa feita predomina o azul em primeiro lugar simbolizando uma cor relaxante e agradável, representando a cor do mundo, em seguida o vermelho que representa o mundo ativo das crianças.
Os valores sociais mais relevantes apresentados na pesquisa foram, imaginário, alegre e mente aberta, as crianças vivem num mundo repleto de fantasias de alegria e diversão e uma mente aberta para o novo. Este texto sem dúvidas é um tanto intrigante pois podemos ver de vários ângulos as influências, tanto positivas quanto negativas na socialização das crianças por meio da publicidade nos dias de hoje, mas nos faz pensar, será que o modelo de vida da publicidade é um modelo ideal para as crianças? Será que podemos confiar e deixar nossos filhos diante de uma televisão aberta para tudo que tem passado? eles aprenderam com a televisão ou com seus pais seus valores e modelos? Discordo dos autores em diversas partes citadas, pois como podemos afirmar que os conceitos de publicidade são os conceitos ideais para as crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário