sexta-feira, 31 de julho de 2009

PROPAGANDA X WEB 2.0



Acompanhando a evolução da propaganda na internet, é possível nos entusiasmar com as numerosas funções de marketing e atividades comerciais sendo desenvolvidas ao longo dos anos na web (e o mais importante de tudo, com sucesso). A internet deixou de ser apenas uma ferramenta usada para realizar pesquisas e visitar sites de empresas, para se tornar mais um meio de divulgação. Tornou-se uma ferramenta lucrativa para a publicidade.

Conforme exposto por Dayane e Adriane Martins no artigo, houve necessidade de mudanças na maneira de fazer propaganda na internet (antes com banners, pop-ups e hoje, além dos formatos tradicionais, com os virais). Foi com o dinamismo e com a interatividade da web que o modelo emissor/mensagem/receptor foi quebrado, dando oportunidade do receptor da mensagem responder "todos na internet são emissores e receptores ao mesmo tempo". RELACIONAMENTO é a palavra chave.

A web 2.0, como um acessório de busca para soluções de interatividade, busca facilitar a nossa vida como "consumidores" de informação rápida e constante. Com YouTube, Facebook, MySpace, e mais recentemente, o Twitter (que nada mais é do que um meio de fornecer informação rápida e constante) à disposição, a empresa não pode simplesmente comunicar na internet (como num simples site, por exemplo), ela precisa interagir com o cliente.

São estas ferramentas online que estão dando espaço à publicidade:

Links Patrocinados
Os links patrocinados influenciam o clique do usuário e "possibilita a escolha demográfica do público impactado e os horários da publicação". É uma ferramenta interessante e cada tema pesquisado pelo usuário trás uma relação de links no canto direito da página, que são relacionados com o tema.

Redes Sociais
O Orkut é uma das redes sociais mais usada no Brasil e ela dá possibilidade aos usuários de criarem comunidades virtuais. Muitas destas comunidades são relacionadas a produtos (amo ou odeio) e o legal é a empresa procurar entender qual o problema de quem critica para tentar solucionar.

Marketing Viral


As empresas criam canais no YouTube, onde divulgam, além de seus comerciais, promoções, dicas e making offs de algumas campanhas da marca (como a Boticário). É um recurso para a divulgação dos produtos e/ou serviços com interatividade. O consumidor vê o vídeo, gosta, e passa adiante (isso é viral). A força deste meio é principalmente devido ao "conteúdo colaborativo e à segmentação precisa". Você pode ver esse exemplo de contribuição no canal da Skol no YouTube, criado especialmente para a promoção do dia do amigo "Roda de Amigos Mais Redonda do Planeta", onde há vários vídeos fornecidos pelos consumidores, participando do concurso.

É isso, devido essa mudança da web, a propaganda mudou também, pois os consumidores têm necessidade de "interagir, participar e sugerir", seja com um vídeo, seja com um post num blog.



Referência:
MARTINS, Dayane Pereira; MARTINS, Adriane F. PROPAGANDA X WEB 2.0. Disponivel em: < http://intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2009/resumos/R14-0089-1.pdf > Acesso em 21 jul. 2009.

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