terça-feira, 28 de julho de 2009

Qual o valor da felicidade?

Propaganda, Felicidade e Consumo
Ismar Capistrano Costa Filho
http://www.bocc.ubi.pt/pag/costa-filho-ismar-propaganda-felicidade-consumo.pdf

Qual o valor da felicidade?

Pensando em felicidade, podemos concluir que é um sentimento não muito simples, apesar de parecer, este sentimento é relativo de cada ser humano e o mais importante, é intransferível, não posso emprestar para devolver depois. Hoje em nossa sociedade de consumo há muitas pessoas que confundem o fato de ter e poder comprar com a difícil tarefa de ser feliz, mas se estas atitudes forem bem analisadas, no meu ponto de vista, estas mesmas pessoas podem estar se sentindo frustradas e consomem para sanar esta deficiência, que na maioria das vezes nem tem conhecimento de ter, fazendo com que estes hábitos virem um vício.
Como citado no texto, há produtos que compramos para ganhar status na sociedade e com isto nos sentirmos mais felizes, como por exemplo, os celulares que de uma simples ligação, passou para um computador de bolso e não adianta negar, pois quem que vive em nosso meio hoje que não almeja um bom aparelho? Comprar este aparelho nos trará o conforto, a satisfação e a felicidade momentânea, pois sua vida continuará e os problemas que não te felicitam também.
Sempre terá alguém por trás destes tipos de consumo, afinal como ficariam conhecidos no meio do consumo se não fosse à propaganda? Vivemos de propaganda, conhecemos tudo o que existe através desta divulgação feita, mas não é esta atividade quem diz que aquele determinado produto te trará felicidade e nenhum topo em seu grupo de amigos, mas sim nós mesmos que ao nos imaginar portando determinada “coisa” acreditamos que as pessoas irão nos dar mais valor e assim achamos que seremos mais felizes.
Não defendo a atitude do não consumismo, muito pelo contrário, sou a favor do consumo, devemos comprar o que achamos que realmente necessitamos e nunca pagar algo achando que esta comprando a felicidade eterna, tem que ter consciência que sendo uma pessoa do bem e mantendo as pessoas desejáveis ao nosso redor teremos a felicidade plena. Saber que as pessoas gostam e estão por perto de você pelo que você realmente é e não pelo que tem isto sim é felicidade e este sentimento não tem preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário