quarta-feira, 29 de julho de 2009

O DESIGN ATRAVÉS DO DESENHO

O desenho procedeu da cultura ocidental. Sua origem “disegno” é da cultura do renascimento italiano florentino. Sendo uma arte liberal, onde é possível expressar a sabedoria de maneira intelectual expondo a moralidade, ética e política.
A partir do século XVIII, o desenhou conquistou o desejo de autonomia junto da liberdade que sua arte afirma. Libertou-se de sua função que era somente criar para a arte tradicional e passou a funcionar, também, para as regras da sociedade.
Durante o século XX, a arte tornou-se irreconhecível. Muitos pintores ironizaram a função artística. Porem esta mesma ausência, mais tarde naquele mesmo século, seria motivo de encanto.
Com a questão da arte moderna, e perceptível a alteração da arte no sentido da perda da imagem, passando para a condição de mostrar o real e palpável.
O desenhou abandou a necessidade artística e constituiu-se ao objeto de arte, renunciando o idealismo da historia da arte, através da “forma simbólica” panofskiana. O Símbolo (Sintoma) revela a insuficiência da imagem fixada através do conceito. O Símbolo representa, mas de forma deficiente. A arte pode ser diversamente interpretada, nunca terá uma argumentação definida.
O Design e um instrumento que aspira a arte. O desenho existe para a função de materializar o projeto, o representado: tornado-o visível, classificando-o: atribuindo-lhe significado e imagina: prosseguir sua intenção. Estes três tópicos formam um triangulo, um tripé. Sem eles sua síntese nunca será concluída. Porem, e possível deformar este triangulo dando espaço para outros vértices, como a tecnologia.
O desenho é na pratica do design uma maneira de interpretar e de se auto-interpretar. O design apela para o desenho quando a menção artística de um projeto e predominante. A inovação tão cara do design pode ser mediada pelo desenho do conceito através de uma idéia. O design e a possibilidade da construção de uma idéia. E como um desenho “duplo”, a parição do real e a elaboração através de um desenho manual. Podemos concluir que o desenho para o design é seu projeto artístico historicamente. Hoje, e aquele que permite a aparição visível de uma idéia, criando um artefato de desejo.

Fonte: www.bocc.ubi.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário