terça-feira, 28 de julho de 2009

Jingles para crianças

Resenha
As Representações dos Jingles para as crianças dos anos 80 e 90 e os Jovens Adultos de Hoje

Maria Clara Sidou Monteiro, aluna de graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará, apresentaram um trabalho ao Intercom Junior, na Divisão Temática de Publicidade e Propaganda, do XI Congresso de Ciência da Comunicação na Região do Nordeste, onde abordou sobre as representações dos jingles para as crianças dos anos 80 e 90 e os jovens adultos de hoje, disponível no site: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2009/resumos/R15-0188-1.pdf.
Os jingles são muito utilizados na hora de criar uma mensagem publicitária, pois quando possui uma melodia simples e atraente, ficam na mentes das pessoas por muito tempo, mesmo que o comercial não esteja sendo vinculado. Segundo Monteiro: “toda a peça publicitária deseja cativar seu publico, permanecendo por mais tempo na memória e assim influenciar na compra de um produto”.
Maria Clara Sidou Monteiro afirma que: “Os consumidores são os que ditam o sucesso ou não de uma propaganda”, realmente isso é verdade, principalmente quando o publico alvo são crianças, pois utilizam como forma de entretenimento: assistir televisão ou ouvir rádio, com isso os jingles persuadem com sua letra. E é essas crianças que vão exercer o papel de influenciador em uma compra, opinar por marca de produtos de sua preferência.
Monteiro realizou uma pesquisa sobre os jingles dos anos 80 e 90 que fizeram sucesso na época como: Banco Bamerindus – Bamerindus, Banco Nacional – Natal, Casa Pio – Papepio, Chambinho – Chambinho, Coca- Cola – Natal, Danoninho – O bife, Guarana Antarctica – Pipoca com Guaraná, Loja Arapuá - Arapuã, Mcdonalds – Big Mac e Parmalete – Mamíferos I, conforme esta pesquisa foi concluída que as pessoas ainda recordam da letra, mesmo que não estejam sendo mais veiculada.
Os jingles precisam conter a identidade do produto, sua qualidade, seu diferencial, marca ou slogan de uma forma cantarolada, podendo ser repetitiva, poética ou com rimas para fixa a mensagem ao consumidor e conforme Maria: “para a memorização, os jingles precisam ter uma boa redação que fornecerá ao consumidor a imagem do produto”.
Os jingles que eram bons nos anos 90 e 80 ainda estão vivos nas memórias dos consumidores, pois conforme Monteiro: “Os jingles dos anos 80 e 90 ainda estão nas crianças que existem dos novos adultos”. Uma grande peça de publicidade e propaganda que utiliza os jingles como meio de transmitir um pensamento, uma mensagem ou idéia, deve trabalhar sua melodia, não só para vender o produto e influenciar na sua compra por muitos anos, mais também para ficar “na boca do povo” e ser lembrado por muitos anos.

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