quinta-feira, 30 de julho de 2009

jornalismo na Internet

A internet é o único meio de comunicação que consegue unir todas as ferramentas em um único lugar. Através deste meio podemos assistir vídeos, ver fotos, ouvir áudio e tantas outras qualidades que somente podemos encontrar nela. Podemos ver as imagens pela tela do computador, onde podemos acompanhar qualquer acontecimento no mundo em tempo real. E o melhor que o custo para manter um site ou um blog é praticamente nulo, pois não temos despesas com gráfica e distribuição do material. Na internet os sites são direcionados para determinado público, facilitando o nosso interesse pela procura da informação.

O jornalismo, as relações públicas e a publicidade são as atividades que se confundem pelo fato de utilizarem suporte comum (jornal, rádio, TV e cinema) para a mensagem dirigida a um grande público. A informação jornalística ainda difere da informação publicitária e de relações públicas pela periodicidade, atualidade e difusão.

O jornalista tem o dom de investigar e informar a população do que está acontecendo em âmbito regional ou nacional, sendo responsável pela divulgação da informação de forma correta, dando ao leitor oportunidade de ler e ter sua opinião sobre determinado assunto. Nós como formadores de opinião temos a obrigação de orientar a respeito do que está acontecendo ao seu redor e, sobretudo, sobre os fatos que sucedem em todo o muno globalizado.

As tecnologias de comunicação periodicamente resultam em significativas transformações na sociedade e causam grandes mudanças de hábitos e de comportamento. Cada um no seu tempo, o telégrafo, o telefone e o aparelho de fac-símile deixaram suas marcas no comércio, na vida profissional e nosso cotidiano. Agora chegou a vez da internet, oferecendo amplos recursos técnicos e um novo suporte para as mais diversas atividades.

A internet chegou e nós ficamos reféns dela, onde ela tornou-se uma refeição indispensável, quanto mais nos alimentamos dela, mas fome sentimos pela informação. Hoje ser jornalista é saber utilizar todas as potências que a internet oferece, saber apurar as informações através dela, podemos ainda trocar e-mails, conversar em tempo real sem precisar pagar por isso. Ela conseguiu unificar todas as ferramentas que um jornalista tinha há décadas, como a máquina de escrever, telefone, fax, vários equipamentos num único lugar, e o melhor é pode levar seu notebook para qualquer região do mundo e mesmo assim poderá ter acesso a tudo num piscar de olhos.

Fonte: Pinho, J. B. Jornalismo na Internet: Planejamento e produção da informação on-line. São Paulo:Ed. Summus, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário